Páginas

sábado, 2 de outubro de 2010

As melhores cidades para fazer negócios

Se o objetivo é literalmente ganhar o mundo, existem algumas cidades ao redor do globo essenciais para serem conquistadas. A consultoria A.T. Kearney, em parceria com a revista americana Foreign Policy e o Conselho de Chicago para Assuntos Internacionais (The Chicago Council on Global Affairs), elaborou um ranking dos melhores lugares para se fazer negócios. A lista serve como orientação para as empresas na hora de decidir onde expandir suas operações e alocar seus principais executivos.
Para o Brasil, as notícias não são das melhores. São Paulo é a primeira cidade brasileira a aparecer no ranking, na 35ª posição. O Rio de Janeiro, 49° colocado, é o outro representante do país na lista. Além da classificação modesta, temos ainda que amargar o fato de estarmos classificados atrás de Buenos Aires (22ª) – claramente injusto, não? – e da Cidade do México (30ª). Confira as dez primeiras colocações:
Cidades para se ter na mira
1Nova York
2Londres
3Tóquio
4Paris
5Hong Kong
6Chicago
7Los Angeles
8Cingapura
9Sidney
10Seul
Fonte: Foreign Policy
O ranking levou em consideração cinco grandes áreas para definir a classificação das cidades: influência política (presença de organizações internacionais, conferências internacionais, consulados), vida cultural (presença de museus, turismo, exposições de arte), educação (habitantes com nível superior, prestígio das universidades locais, população de estudantes estrangeiros), atividade empresarial (multinacionais presentes, desenvolvimento do mercado de capitais) e comunicação (presença de correspondentes internacionais, censura).
Para conferir a classificação completa, você pode acessar o site da Foreign Policy.
E você, o que achou do ranking? Deixe sua opinião por aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário