Páginas

domingo, 11 de setembro de 2011

Obras do Largo da Batata serão retomadas

Prometida há ao menos três anos, a segunda fase da revitalização do Largo da Batata, em Pinheiros, deve começar apenas no próximo semestre. O plano prevê reforma das calçadas e aterramento da fiação aérea em 19 vias da região. Além disso, dois quarteirões da Rua Cardeal Arcoverde vão virar calçadões de pedestres, quatro novas ruas serão abertas e um terminal de ônibus e uma garagem subterrânea serão construídos.
Os estudos de revitalização do Largo foram concluídos em 2001, mas só agora, com a abertura do edital de construção para consultas, a Prefeitura deu o primeiro passo concreto para colocar o plano em prática. A previsão é que a licitação para a escolha da empresa que executará a obra seja concluída em cerca de dois meses.
As obras devem custar R$ 140 milhões e vão durar 1 ano e meio a partir do início dos trabalhos. Isso significa que, se tudo correr como previsto, a obra só será inaugurada em 2013 – quase dois anos depois do último prazo prometido pela Prefeitura, no segundo semestre deste ano.
Cerca de 120 km de cabos aéreos serão enterrados nas vias – o total diz respeito à quantidade de fios, e não ao comprimento da área que receberá as intervenções. Entre as ruas que terão o cabeamento enterrado estão trechos da Faria Lima e das Ruas Sumidouro, Teodoro Sampaio, Paes Leme e Butantã. Elas e outras 16 também terão todas as calçadas reformadas e padronizadas.
O projeto prevê também a construção de um terminal de ônibus de 4.800 m2 anexo à Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) – assim, várias linhas de coletivos que hoje param no Largo da Batata serão transferidas para lá.
Outra promessa é a construção de uma garagem subterrânea no mesmo local, com capacidade para 450 veículos, para incentivar que motoristas deixem os carros ali e peguem o transporte público até seu destino final.
Grandes mudanças também estão previstas para a Rua Cardeal Arcoverde. A via será interrompida nos dois quarteirões próximos à Faria Lima, que serão fechados para o tráfego de veículos e transformados em calçadão para pedestres. Uma nova via deverá ser aberta por ali, para permitir que os ônibus que passam pela Faria Lima consigam continuar subindo a Cardeal em direção à Avenida Henrique Schaumann.
Há previsão de que outras mudanças viárias sejam realizadas, como uma nova ligação entre a Rua Teodoro Sampaio e o calçadão que será construído na Cardeal Arcoverde a partir da Faria Lima. Uma nova via também será construída entre as ruas Butantã e Padre Carvalho. Nessa área, a Rua Fernão Dias terá seu traçado modificado, o que permitirá a requalificação do Largo de Pinheiros – a praça será aumentada e receberá nova arborização e equipamentos de lazer.
Entre as ruas que serão alargadas estão a Capri, Eugênio de Medeiros e Sumidouro. Em todo o perímetro das melhorias urbanas serão realizadas obras de drenagem superficial e a readequação da rede coletora de esgoto, para favorecer o escoamento das águas da chuva e evitar alagamentos.

25 de maio de 2011 |
23h45 |
RODRIGO BURGARELLI
VITOR HUGO BRANDALISE

Nenhum comentário:

Postar um comentário